Novo FIES UDF 2024: Nota de Corte, Vagas, Cursos e Edital

Estudantes que querem ingressar em uma faculdade encontram no novo FIES UDF 2024 uma ótima oportunidade. A modalidade utiliza a nota do aluno no ENEM para garantir uma vaga, mas tem que ficar de olho nas regras. Confira aqui como funciona!

Novo FIES UDF 2024
Imagem de Mindandi no Freepik

Novo FIES UDF 2024

O Centro Universitário do Distrito Federal (UDF) é uma Instituição de Ensino Superior (IES) privada sediada em Brasília, conhecida pela qualidade e excelência dos seus cursos.

Ela disponibiliza mais de 180 opções de cursos, incluindo presenciais, semipresenciais e até ensino à distância, o famoso EAD. Isso tudo, mantendo uma nota considerada alta no sistema de avaliação do Ministério da Educação, o MEC.

Isso quer dizer que, ser um aluno do UDF é sinônimo de estudar em uma das melhores universidades do país. Obviamente, isso vem com um custo, que pode ser bem salgado até.

FIES e Pravaler
Imagem: LookStudio via Freepik

Felizmente, a IES também trabalha com o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), o que significa que é possível ter cobertura total das mensalidades no modelo de financiamento.

FIES e Pravaler 2024

FIES e Pravaler 2024

Inscrições, Prazos, Provas, Edital e Notas.

Como funciona o Novo FIES UDF 2024?

O Novo FIES é um programa do governo federal pensado para ajudar estudantes com determinados perfis socioeconômicos a ingressar em universidades pagas.

No caso do UDF, ele inclui as duas modalidades de financiamento: o FIES e o P-FIES. Confira abaixo como elas funcionam:

  • FIES: para estudantes com renda familiar até 3 salários mínimos, 100% de cobertura e financiamento sem juros;
  • P-FIES: para estudantes com renda familiar entre 3 e 5 salários mínimos, 50% de cobertura e financiamento com juros a depender da instituição financeira.

Segundo o próprio UDF, em ambos os casos é necessário ter nota acima de 450 no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e sem ter zerado a redação. Vale notar que a nota do exame é o principal critério para decidir quem entra ou não no financiamento, inclusive a ordem da lista de espera.

Vale notar, entretanto, que a nota de corte não garante uma vaga na UDF. Ela representa apenas a nota mínima com a qual um participante pode ingressar, com base no número de vagas e pessoas inscritas.

FIES Segundo Semestre 2024: Datas, Vagas e Inscrições Abertas.


Quais faculdades aceitam FIES 2024?

O FIES trabalha com diversas IES, desde que elas tenham nota positiva com o MEC. A nota vai de 1 a 5 e para fazer parte do programa é necessário ter pelo menos uma nota 3.

As IES variam de seleção para seleção — note que ocorrem duas seleções do FIES por ano, pouco antes do início de cada semestre letivo — assim como os cursos que elas ofertam.

auditório vazio
Imagem: Pixabay via Pexels

Por esse motivo, é sempre bom verificar quais disciplinas/faculdades estão disponíveis.


Principais cursos oferecidos pela UDF

Voltando para o UDF, a instituição disponibiliza uma série de cursos de primeira. Confira abaixo os mais procurados, segundo o Pravaler, concorrente privado do FIES que também é parceiro da IES:

  • Gestão e Recursos Humanos;
  • Jornalismo;
  • Publicidade e Propaganda;
  • Enfermagem;
  • Educação Física;
  • Farmácia;
  • Biomedicina;
  • Medicina Veterinária;
  • Engenharia Elétrica;
  • Arquitetura e Urbanismo;
  • Direito;
  • Relações Internacionais.

Mas é preciso ficar de olho na hora de se inscrever pelo FIES, afinal, os cursos disponibilizados para cada semestre mudam conforme a disponibilidade.


Inscrição no novo FIES UDF 2024

A inscrição para o novo FIES UDF 2024 é feita através do site do Novo FIES. Confira abaixo um passo a passo:

  1. Acesse o Portal de Acesso Único FIES;
Portal Único de Acesso ao Ensino Superior
Imagem: Reprodução / Gov.br
  • Clique no botão para se inscrever;
  • Complete as informações e fique de olho no processo de seleção;
  • Complete suas informações de cadastro.
  • Uma vez com o cadastro completo, o estudante deve entregar a documentação exigida na Central de Atendimento ao Aluno (CAA) e depois no agente financeiro, como instruído pelo UDF.

    Vale notar que o processo de seleção só abre duas vezes por ano, em períodos específicos. Então é bom ficar de olho no portal do FIES para conferir o cronograma.

    O que você achou disso?

    Clique nas estrelas

    Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

    Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

    Emerson Felipe
    Emerson é redator do portal FIES 2024 e ajuda milhares de estudantes todos os anos a conseguirem, renegociar e até mesmo a pagar seus empréstimos estudantis através de seus artigos informativos e precisos. O redator já atua no mercado de produção de conteúdo de 2020 e se juntou ao FEIS 2024 para garantir uma excelência no conteúdo do site!