FIES Barão de Mauá 2024: Notas de Corte, Vagas, Cursos e Edital

O FIES Barão de Mauá 2024 é uma das melhores oportunidades que estudantes de baixa renda têm de ingressar em um dos cursos do Centro Universitário. Veja neste artigo o que é a modalidade, como ela funciona, quem tem direito e onde conseguir informações oficiais!

FIES Barão de Mauá 2024
Imagem de Naassom Azevedo no Pixabay

FIES Barão de Mauá 2024

A faculdade Centro Universitário Barão de Mauá é uma Instituição de Ensino Superior (IES) privada brasileira com mais de 50 anos de história. A publicação da sua autorização de funcionamento foi publicada em 1968, quando passou a ofertar cursos de Letras, Pedagogia, Matemática e Estudos Sociais.

Hoje, com quase 30 cursos de graduação e quase 30 pós-graduações (só os presenciais), o Barão de Mauá está entre as melhores do país.

Inclusive, em 2019 chegou até a receber o conceito máximo de nota junto ao Ministério da Educação (MEC), 5

Na ocasião, levaram nota máxima em planejamento e avaliação institucional, desenvolvimento institucional, políticas acadêmicas, políticas de gestão e infraestrutura.

Site Centro Universitário Barão De Mauá
Imagem: Reprodução / Centro Universitário Barão de Mauá

Sendo tão famoso, o centro universitário tem cursos bastante disputados e por isso oferece o FIES Barão de Mauá 2024 como uma forma de beneficiar estudantes de baixa renda.

FIES 2024

FIES e Pravaler 2024:

Como funcionam? Inscrições e Simulação.

Como funciona o FIES Barão de Mauá 2024?

A modalidade é uma parceria com o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), programa de financiamento do governo federal.

Através dela estudantes com renda mensal que se encaixe nas regras do programa têm a chance de fazer uma graduação com tudo pago. Só após se formar devem se preocupar em amortizar a dívida.

Regras para a seleção

O grande apelo do FIES é que ele traz boas condições de pagamento, incluindo juros zero para quem mais precisa.

O Novo FIES, como é chamado desde 2018, tem duas modalidades: FIES e P-FIES.

Caso a pessoa possua uma renda familiar mensal per capita de até 3 salários mínimos, ela se encaixa na primeira com juros zero no financiamento. Na segunda estão pessoas com renda familiar mensal per capita entre 3 e 5 salários mínimos.

Mudanças FIES 2024
Imagem: Wes Hicks via Unsplash

No segundo caso, os juros existem, mas são definidos pelo próprio banco contratado. Vale notar que mesmo assim os juros do FIES estão entre os menores do país, quando o assunto é financiamento estudantil.

O outro requisito para se inscrever e concorrer a uma vaga é a participação em alguma das edições do ENEM desde 2010. Também deve ter uma pontuação de pelo menos 450 pontos nessa prova e ter tirado mais de zero na redação.


Nota de corte dos principais cursos do Barão de Mauá

Quem se inscrever no FIES concorre com os outros participantes com a sua pontuação do ENEM. Por isso, é necessário ficar de olho nas notas de corte do curso que deseja fazer.

Elas são geradas automaticamente pelo portal na hora da inscrição e indicam a menor nota que uma pessoa deve ter para concorrer a uma vaga.

Confira abaixo as notas de corte dos cursos da Barão de Mauá:

CursoNota de corte
Estética E Cosmética452.32
Ciências Biológicas462.02
Comunicação Social – Jornalismo469.92
Gastronomia486.22
Produção Audiovisual498.7
Design Gráfico504.48
Nutrição519.52
Comunicação Social – Publicidade E Propaganda532.52
Marketing532.52
Gestão De Recursos Humanos535.44
Gestão Financeira535.44
Ciência Da Computação543.32
Jogos Digitais543.32
Pedagogia560.68
Enfermagem562.6
Farmácia562.6
Administração566.72
Biomedicina590.18
Fisioterapia594.12
Direito596.4
História601.48
Medicina Veterinária616.04
Psicologia622.96
Letras – Português E Inglês625.18
Arquitetura E Urbanismo655.14
Medicina778.78

Fonte: Quero Bolsa

A nota muda o tempo todo e é calculada com base na quantidade de pessoas inscritas no curso e nas vagas disponíveis. Porém, só ter a nota de corte não garante uma vaga no FIES Barão de Mauá 2024.


Como se inscrever?

As inscrições para o programa começam no portal do FIES, nas datas divulgadas pelo MEC para o cronograma. Nos dias marcados, basta acessar o portal e seguir estes passos:

  1. Acesse o portal Acesso Único;
Portal Único de Acesso ao Ensino Superior
Imagem: Reprodução / Gov.br
  • Clique na opção “FIES”;
  • Agora selecione o link de inscrição;
  • Faça login com suas credenciais;
  • Se inscreva seguindo as informações disponibilizadas no site.
  • Após se inscrever é preciso ficar de olho na seleção. Uma vez selecionado, o estudante deve completar sua matrícula em poucos dias.

    A seleção do FIES acontece duas vezes por ano, antes do início dos semestres letivos E para ficar por dentro de tudo, basta acessar o edital do FIES. Confira mais detalhes no site oficial do centro universitário!

    O que você achou disso?

    Clique nas estrelas

    Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

    Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

    Emerson Felipe
    Emerson é redator do portal FIES 2024 e ajuda milhares de estudantes todos os anos a conseguirem, renegociar e até mesmo a pagar seus empréstimos estudantis através de seus artigos informativos e precisos. O redator já atua no mercado de produção de conteúdo de 2020 e se juntou ao FEIS 2024 para garantir uma excelência no conteúdo do site!