FIES e Pravaler 2024: Inscrições, Prazos, Provas, Edital e Notas

Os programas FIES e Pravaler 2024 acabam deixando várias pessoas com dúvidas. Mas afinal, qual o melhor? Um financiamento do governo federal ou um privado? Pensando nisso, reunimos diversas informações incluindo editais, cronograma, inscrições e muito mais!

FIES e Pravaler 2024
Imagem de Kamran Aydinov no Freepik

FIES e Pravaler 2024

Se você está tentando ingressar em um curso superior pago, mas não tem dinheiro para bancar as mensalidades, sua melhor opção pode ser um financiamento estudantil.

Neste aspecto, o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um dos principais nomes do mercado, conhecido por seus juros baixos e boas opções de pagamento.

Entretanto, existem diversos outros financiamentos educacionais para cursos de nível superior, inclusive alguns privados. Entre esses, o Pravaler se destaca, inclusive sendo comparado constantemente com o FIES.


Qual a diferença do Fies para o Pravaler?

Ambos são financiamentos estudantis e a principal diferença entre eles é que um é do governo federal, enquanto o outro é privado. Mas, existem uma série de regras no funcionamento de cada um que podem te fazer escolher um ou outro para financiar seus estudos.

FIES e Pravaler
Imagem: LookStudio via Freepik

Requisitos para contratação

No FIES, o estudante deve comprovar renda familiar mensal per capita de até 3 salários mínimos, ter participado do ENEM desde 2010 com nota mínima de 450 e sem ter zerado a redação.

Suspensão do FIES 2024

Dívida do FIES 2024 Caduca?

Descubra como funciona!

Além disso, existem períodos específicos para a inscrição e o interessado deve ficar de olho nos canais oficiais para não perder as datas.

Já no Pravaler, não é necessário ter feito o ENEM e a pessoa só precisa comprovar renda de pelo menos duas vezes o valor da mensalidade (ou um garantidor que cumpra o requisito).

Outro ponto essencial é que os contratos podem ser feitos a qualquer momento, embora a contratação seja semestral.

Formas de pagamento

Uma das coisas que mais pesa na hora de escolher um financiamento são as formas de pagamento que ele disponibiliza. No caso do FIES, é possível pagar a dívida sem juros e em parcelas que duram até três vezes a duração do curso.

Ainda existem outros encargos financeiros, como o pagamento trimestral para manutenção do financiamento, mas no geral é isso.

No caso do Pravaler, ele pratica taxas de 0% a 2,29% ao mês. Além disso, o estudante também pode pagar só após se formar, mas nesse caso o período para pagar pelo crédito é igual à duração do curso.

Também é possível pagar as mensalidades em valores menores do que os oferecidos pela faculdade, parcialmente, o que ajuda a diminuir os juros.

Taxa de Juros FIES 2024: Taxa de Juros e Modalidades do FIES


Qual é melhor Fies ou Pravaler?

Ambos os financiamentos apresentam pontos positivos e negativos. No caso do FIES, a taxa de juros zero e o longo período para pagar a dívida fazem dele uma ótima opção para quem não tem muito dinheiro.

Porém, o Pravaler é mais simplificado e flexível. Não só você não precisa cumprir com tantos requisitos como o processo pode ser feito 100% online e a qualquer momento.

estudante online
Imagem: Windows on Unsplash

Além disso, a disponibilidade dos dois também apresenta diferenças grandes. Enquanto o FIES só está disponível em cursos de nível superior (instituições privadas) com pontuação 3 ou maior no SIANES, o Pravaler contempla cursos de graduação, pós-graduação, intercâmbios e até ensino básico.

Vale lembrar que, embora as condições de pagamento do FIES possam parecer mais atrativas, o programa é extremamente burocrático. Para participar dele é preciso cumprir com todos os requisitos e passar na seleção (competindo com a nota do ENEM), além de encontrar o curso desejado em seu sistema.

Já no Pravaler, “… o estudante precisa apenas estar matriculado em uma instituição de ensino parceira e se enquadrar nos critérios de renda mínima e requisitos legais”, como afirma a própria empresa.


Como se inscrever no FIES e Pravaler em 2024?

No caso do Pravaler, a inscrição é feita no portal do financiamento e começa com uma simulação:

  1. Basta acessar a página de cadastro do financiamento;
Pravaler
Imagem: Reprodução Pravaler
  • Inserir suas informações básicas para fazer uma simulação;
  • Preencher os dados finais para dar continuidade.
  • A inscrição no FIES também é bem simples. O aluno que cumprir com os requisitos deve acessar o portal do FIES no período de inscrição e seguir estes passos:

    1. Acesse o site do FIES;
    Portal Único de Acesso ao Ensino Superior
    Imagem: Reprodução / Gov.br
  • Clique no link de inscrição;
  • Siga as instruções no site.
  • No caso do FIES, será necessário fazer login no sistema com as credenciais do portal Gov. Além disso, ele deve conferir os resultados da seleção no portal. Já no Pravaler, não existe seleção. Sua solicitação é analisada e o resultado é enviado para você.

    Enquanto no FIES o estudante deve ir presencialmente à instituição financeira para levar a documentação, o processo no Pravaler é completamente online, sendo bem mais prático.

    O que você achou disso?

    Clique nas estrelas

    Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

    Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

    Emerson Felipe
    Emerson é redator do portal FIES 2024 e ajuda milhares de estudantes todos os anos a conseguirem, renegociar e até mesmo a pagar seus empréstimos estudantis através de seus artigos informativos e precisos. O redator já atua no mercado de produção de conteúdo de 2020 e se juntou ao FEIS 2024 para garantir uma excelência no conteúdo do site!