Novo FIES FASS 2024: Notas de Corte, Vagas, Cursos, Edital e Resultado

Uma das melhores opções do mercado, com o Novo FIES FASS 2024 estudantes de todo país têm a chance de ingressar no ensino superior. Confira neste artigo como a modalidade funciona e outros detalhes importantes, como notas de corte e cursos disponíveis!

Novo FIES FASS 2024
Imagem de Benzoix no Freepik

Novo FIES FASS 2024

A Faculdade São Sebastião (FASS) é uma instituição de ensino relativamente nova, mesmo assim, se encontra listada entre as principais Instituições Superiores de Ensino (IES) do país.

Em 2003 ela passou a ser reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) e apenas 12 anos depois, em 2015, integrou um dos maiores grupos educacionais do país, a Cruzeiro do Sul Educacional.

A IES é uma das que mais investiu em tecnologia e novas formas de digitalizar seu espaço nos últimos anos, principalmente depois da Covid-19. Hoje ela dispõe de diversos cursos presenciais, à distância (EAD) e híbridos, todos com boa avaliação junto ao MEC.

Site da FASS
Imagem: Reprodução / FASS

Mas assim como qualquer IES privada não-gratuita, a maioria desses cursos são pagos e nem sempre se encaixam nas condições financeiras de quem quer participar deles.

Felizmente, a IES entende o lado dos alunos e trabalha com diversas modalidades de financiamentos e bolsas flexíveis. Um dos principais é o Novo FIES FASS.


Quem pode fazer parte do FIES em 2024?

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um dos programas educacionais mais famosos do governo federal. Com ele, estudantes de baixa renda têm a possibilidade de ingressar em cursos pagos de IES privadas.

Os financiados podem iniciar e terminar suas graduações tranquilamente e só precisam pagar o financiamento após a formatura. Mas para isso, tanto o curso escolhido quanto o estudante devem cumprir com alguns requisitos.

No caso do curso, ele só precisa ter uma avaliação positiva junto ao Ministério da Educação, além de ser ofertado pela respectiva IES. Já o estudante, precisa cumprir com as regras do financiamento e passar na seleção.

FIES e Pravaler 2024

Simulador Fies 2024

Simulação (Caixa e Banco do Brasil).

Como fica o Fies em 2024?

O Novo FIES FASS 2024 é um programa de financiamento estudantil dividido em duas modalidades — FIES e P-FIES. Cada uma delas é direcionada para estudantes com diferentes perfis socioeconômicos dependendo da sua renda familiar mensal per capita.

A depender da modalidade, o financiado pode ganhar mais ou menos benefícios. Confira abaixo cada uma delas:

  • FIES: modalidade pensada para estudantes com renda de até 3 salários mínimos. Ela cobre 100% da mensalidade e não têm juros;
  • P-FIES: pensada para estudantes com renda entre 3 e 5 salários mínimos. Ela cobre 50% da mensalidade e os juros dependem da instituição financeira com o qual o contrato foi feito.
FIES
Imagem: LookStudio via Freepik

Além da renda mensal, os estudantes que quiserem ingressar na FASS usando o FIES devem cumprir com os seguintes requisitos, conforme listados pela IES:

  • Participado do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) desde 2010;
  • Pontuação superior a 450 pontos no exame; e
  • Nota superior a 0 na redação.

FIES e Pravaler 2024: Inscrições, Prazos, Provas, Edital e Notas.


Nota de corte dos principais cursos Novo FIES FASS 2024

Além dos requisitos para inscrição, mencionados acima, o estudante que quiser se inscrever em um dos cursos da FASS pelo FIES deve se atentar à pontuação mínima para cada um deles.

Chamada de nota de corte, ela determina quem tem uma chance de conseguir uma vaga via uma competição com as notas do ENEM. No geral, a nota de corte é maior do que os 450 pontos necessários para a inscrição no FIES e mesmo com a nota de corte, a pessoa não tem garantia da vaga.

Ela varia a depender da relação entre o número de candidatos e o número de vagas disponíveis para cada curso. Confira abaixo a nota de corte dos principais cursos do Novo FIES FASS:

CURSONOTA
Administração514.34
Pedagogia523.62
Gestão De Recursos Humanos559.28
Enfermagem599.14
Direito621.74

Fonte: Quero Bolsa

A seleção de cursos da FASS disponíveis no FIES pode mudar a qualquer momento, então é bom ficar de olho na hora de se inscrever no programa.


Como se inscrever?

Para se inscrever no Novo FIES FASS é preciso acessar a plataforma online do financiamento e seguir estes passos:

  1. Acesse o Acesso Único do governo federal;
Portal Único de Acesso ao Ensino Superior
Imagem: Reprodução / Gov.br
  • Clique na opção do financiamento;
  • Procure pelo link da inscrição;
  • Faça login na plataforma, ou crie uma conta se ainda não tiver uma;
  • Preencha todas as informações.
  • O login em questão é o do portal Gov, do governo federal, e o link para inscrição só vai estar disponível durante a fase de inscrição, que acontece duas vezes por ano.

    Por fim, para não perder os prazos, o interessante é ficar de olho no cronograma FIES 2024, aqui nesse site ou na plataforma do governo.

    O que você achou disso?

    Clique nas estrelas

    Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

    Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

    Emerson Felipe
    Emerson é redator do portal FIES 2024 e ajuda milhares de estudantes todos os anos a conseguirem, renegociar e até mesmo a pagar seus empréstimos estudantis através de seus artigos informativos e precisos. O redator já atua no mercado de produção de conteúdo de 2020 e se juntou ao FEIS 2024 para garantir uma excelência no conteúdo do site!