O refinanciamento de dívidas do FIES é uma modalidade interessante para quem está tendo problemas ao quitar a dívida e a pessoa ainda pode receber um bom desconto. Confira aqui o que é e como funciona o refinanciamento!
Guia de Conteúdo - Direto ao Ponto
Refinanciamento de dívidas do FIES 2024
O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é o sonho de muita gente, afinal, que não gostaria de entrar em uma faculdade particular com todas as mensalidades pagas?
Mas é preciso lembrar que após a conclusão do curso, o contrato que o estudante assinou com a instituição financeira entra em fase de amortização. A partir daí, é a hora do recém-formado começar a pagar pelo financiamento.
E se você não se planejar direito e/ou não conseguir um trabalho após a graduação, pode ficar difícil quitar a dívida. No pior dos casos, as parcelas podem começar a acumular por falta de pagamento.
Em situações como estas, os financiados podem contar com o refinanciamento de dívidas, uma forma de reorganizar os pagamentos e até receber um bom desconto.
Suspensão do FIES 2024: Como Obter Suspensão ou Anistia de Dívida?
Quem pode usar o refinanciamento de dívidas do FIES?
A renegociação da dívida FIES foi uma medida do governo para ajudar os financiados a quitarem suas dívidas e sair da inadimplência. Mas para usar o serviço é preciso cumprir com alguns requisitos.
Consultar Dívida FIES 2024: Veja Como Está Sua Dívida Hoje
Antes de mais nada, qualquer estudante pode fazer o refinanciamento, desde que seu contrato tenha sido firmado até o final de 2017 e em fase de amortização no dia 30 de dezembro de 2021.
Perdão de Dívida do FIES 2024
Quem tem Direito e como Solicitar.Regras para a renegociar a dívida do FIES
Segundo as informações anunciadas pelo governo sobre a renegociação, a modalidade funciona com base em uma série de regras.
A primeira delas é direcionada a pessoas inscritas no Cadastro Único, ou beneficiários do Auxílio Emergencial 2021, com mais de 360 dias de atraso nos pagamentos.
Nesses casos elas poderão:
- Receber 99% de desconto e dividir o restante em 15 parcelas, caso a data da última prestação vá atrasar em até 5 anos:
- Receber 92% de desconto e dividir o restante em 15 parcelas, caso a data da última prestação vá atrasar em menos de 5 anos.
Nos demais casos onde o atraso é de mais de 360 dias, os descontos podem chegar a 77% do total, mas as condições de parcelamento continuam.
Descubra se a Dívida do FIES 2024 Caduca.
Quitação antecipada e atraso entre 90 e 360 dias
Além disso, pessoas com atrasos nos pagamentos entre 90 e 360 dias também podem renegociar a dívida. Neste caso, eles podem dividir o restante em até 150 vezes, sem juros ou multas.
Tanto para os adimplentes quanto para os inadimplentes com atrasos de até 360 dias, existe a opção de amortizar a dívida restante de uma única vez. Neste caso, essas pessoas terão direito a 12% de desconto no valor total.
Como renegociar a dívida do FIES passo a passo?
As negociações acontecem diretamente com os bancos contratados, através dos meios disponibilizados por eles. Confira abaixo como renegociar a dívida pela Caixa Econômica Federal:
- Acesse a plataforma da Caixa;
No caso do Banco do Brasil, a renegociação é feita pelo aplicativo, acessando a conta e navegando até a opção “Soluções de Dívidas”. Depois é só procurar o menu da renegociação e solicitar.
Prazos para o refinanciamento de dívidas do FIES
A renegociação da dívida faz parte de uma medida provisória do governo e teve sua validade até o final de 2022. Entretanto, o governo atual já está trabalhando para estender esse prazo.