Consultar Dívida FIES 2024: Veja Como Está Sua Dívida Hoje

Saber como consultar dívida FIES 2024 é algo bem útil para aqueles que precisam ficar atentos à sua situação junto ao financiamento. Veja neste artigo como consultar seu contrato e não perder nem uma informação sobre o andamento dos seus pagamentos!

Consultar Dívida FIES 2024
Imagem de Stockking no Freepik

Consultar dívida FIES 2024

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do governo federal cujo objetivo é introduzir estudantes sem condições em cursos superiores em instituições privadas.

Para isso, o financiado assina um contrato com uma instituição financeira que cobre até 100% das mensalidades do curso escolhido. O estudante só precisa pagar pelo financiamento após se formar.

FIES Mestrado e Doutorado 2024
Imagem: Freepik

Hoje o FIES é um dos maiores programas de financiamento estudantil do país e contempla milhares de pessoas que realizaram ou estão realizando seus sonhos de cursar um ensino superior de qualidade.

Infelizmente, nem todo mundo que conseguiu o financiamento consegue um emprego após se formar e encontram dificuldades ao quitar o parcelamento. Nessas horas é importante ficar de olho na dívida FIES.

Veja mais detalhes sobre a Renegociação FIES 2024!


Tipos de contratos FIES

A grande vantagem do FIES sobre outros programas de financiamento estudantil no mercado são seus juros extremamente baixos, até inexistentes em alguns casos.

Atualmente, o FIES possui dois tipos de contratos, o FIES e o P-FIES, cada um deles com suas próprias regras:

  • FIES: destinado a estudantes com renda familiar mensal bruta per capita de até 3 salários mínimos. Aqui é o governo quem faz o empréstimo e ele têm juros zero;
  • P-FIES: destinado a estudantes com renda familiar mensal bruta per capita entre 3 e 5 salários mínimos. Aqui o empréstimo é feito com bancos privados ou fundos regionais e os juros variam conforme a instituição financeira.
FIES

Perdão de Dívida do FIES 2024

Quem tem Direito e como Solicitar.

Como consultar dívida FIES 2024

Pessoas financiadas pelo programa com parcelas atrasadas podem usar o Sistema Informatizado do FIES (SisFIES) para ficar de olho no seu financiamento. 

Confira também, detalhes sobre Pagamento do FIES 2024, como funciona e como pagar atrasado.

Para isso será necessário ter uma conta no portal, que pode ser criada clicando no link na área “Primeiro Acesso”. Confira abaixo um passo a passo de como consultar a dívida FIES 2024:

  1. Acesse o SisFIES;
SisFIES Aluno
Imagem: Reprodução / SisFIES
  • Faça o login informando suas residenciais de acesso (CPF e senha);
  • Uma vez no portal, procure a opção para ver o histórico de pagamentos do financiamento.
  • Caso você se depare com uma série de parcelas em atraso, sua melhor opção pode ser a renegociação da dívida, que em alguns casos pode ter descontos de até 92% do valor da dívida.

    Os estudantes com mais de 360 dias de atraso que estão no Cadastro Único ou foram beneficiários do Auxílio Emergencial têm desconto de 92% da dívida consolidada. Um total de 548 mil estudantes se enquadram nesse perfil.

    Fonte: Gov.br


    Renegociação da dívida FIES

    Se você terminou o período de utilização do financiamento e não se vê em condições de quitar a dívida FIES, saiba que é possível renegociar a dívida.

    Confira o Taxa de Juros FIES 2024.

    O processo é feito diretamente com o banco com o qual firmou o contrato, no canal especificado por ele. 

    Por exemplo, se a instituição financeira foi a Caixa Econômica Federal, você pode pedir para renegociar a dívida pelo site da própria Caixa, no menu de negociar dívidas.

    portal alunos Fies
    Imagem: Reprodução / CAIXA

    Já no caso do Banco do Brasil, a maioria dos serviços deve ser solicitado presencialmente, em uma agência.

    Suspensão do contrato

    Por outro lado, se você só precisa suspender o contrato por alguns semestres, o governo permite que até 4 parcelas não pagas do FIES sejam suspensas, uma medida utilizada para ajudar os financiados durante a pandemia.

    A opção só funciona para financiados da Caixa, que devem acessar a página Sifes-Web e fazer login com suas credenciais. Depois é só encontrar a opção  “Pausar Contrato”, em “Contratos”, e aceitar os termos.

    O que você achou disso?

    Clique nas estrelas

    Média da classificação 2 / 5. Número de votos: 1

    Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

    Emerson Felipe
    Emerson é redator do portal FIES 2024 e ajuda milhares de estudantes todos os anos a conseguirem, renegociar e até mesmo a pagar seus empréstimos estudantis através de seus artigos informativos e precisos. O redator já atua no mercado de produção de conteúdo de 2020 e se juntou ao FEIS 2024 para garantir uma excelência no conteúdo do site!