Perdão de Dívida do FIES 2024: Quem tem Direito e como Solicitar

Você já sabe o que fazer para conseguir o perdão de dívida do Fies 2024? Esta é uma ótima oportunidade para aqueles que não conseguiram pagar as parcelas do financiamento em dia e agora estão irregulares. Confira aqui as regras e como solicitar!

Perdão de Dívida do FIES 2024
Imagem de Yanalya no Freepik

Perdão de dívida do Fies 2024

O perdão de dívidas do Fies é uma medida do governo para diminuir o número de estudantes inadimplentes com o Financiamento Estudantil.

Nele, os financiados conseguem entrar em contato com seus agentes financeiros, aqueles com os quais fizeram o contrato, e renegociar suas dívidas com ótimas condições de pagamento.

FIES 2024
Imagem: Pressfoto via Freepik

No caso, os estudantes financiados pela Caixa e Banco do Brasil receberam a opção de poder pagar a dívida com descontos. Mas para isso, é necessário cumprir alguns requisitos.

… os descontos podem chegar a 99% do valor consolidado da dívida, incluindo juros e multas

Fonte: Gov.br


Quem pode solicitar a renegociação do FIES?

Infelizmente, nem todo mundo pode renegociar a dívida do FIES. Segundo o texto, o recurso só está disponível para pessoas com contratos firmados até o final de 2017

Além disso, é necessário que esses contratos estivessem em fase de amortização até o dia 30 de dezembro de 2021, quando a MP (medida Provisória) que deu início ao processo foi publicada.

FIES

Taxa de Juros FIES 2024

Taxa de Juros e Modalidades do FIES.

Condições para ganhar o perdão de dívida do Fies 2024

Com a medida, os devedores que tentam quitar a dívida ganharam diversas opções de descontos, dependendo da sua situação junto ao financiamento.

Veja mais detalhes sobre a Renegociação FIES 2024!

Os descontos podem ir de 12% a 99%, mas os descontos maiores de 12% são válidos apenas para contratos com mais de 360 dias de atraso na data de publicação da MP Nº 1.090.

Simulador Fies 2024
Imagem: Wayhomestudio via Freepik

Dependendo de como está a conta, os financiados podem receber os seguintes descontos:

  • Desconto de 99%: pessoas inscritas no CadÚnico (Cadastro Único), ou beneficiadas pelo Auxílio Emergencial, cuja data da última prestação está com atraso de mais de 5 anos. É possível amortizar o restante da dívida em até 15 parcelas mensais sucessivas; 
  • Desconto de 92%: mesmas condições acima, mas a data prevista para quitação do contrato inferior a cinco anos de atraso;
  • Desconto de 77%: para os demais casos, desde que com mais de 360 dias de inadimplência;
  • Desconto de 12%: para beneficiários com atraso entre 90 e 360 dias. Neste caso é possível dividir o restante em até 150 vezes e ainda ficar isento de multas e juros.

Além dos atrasadinhos, pessoas querendo antecipar a dívida também podem receber descontos. Quem optar por amortizar o saldo restante do Fies terá direito a 12% de desconto no valor principal.

Confira também, detalhes sobre Pagamento do FIES 2024, como funciona e como pagar atrasado.


Como renegociar

A renegociação da dívida deve ser solicitada junto ao banco com o qual o estudante fez o contrato e pode ser feito inteiramente pela internet.

No caso da Caixa, para solicitar o perdão de dívida do Fies 2024 é necessário seguir estes passos:

  1. Acesse o portal da Caixa;
Portal Caixa
Imagem: Reprodução / Caixa
  • Clique em Negociação de Dívidas;
  • Coloque o seu CPF;
  • Siga as instruções do portal.
  • No caso do Banco do Brasil, os financiados devem ir até uma unidade do banco para solicitar presencialmente.

    A solicitação não garante que a dívida será renegociada. O processo vai passar por uma análise e apenas os perfis aprovados poderão dividir a conta.

    Prazo para solicitar a renegociação

    Como consta no portal Gov, o perdão de dívida do Fies 2024 só foi válido até o final de 2022. Mas o governo continua trabalhando em uma PL (Projeto de Lei) para aumentar este prazo.

    O que você achou disso?

    Clique nas estrelas

    Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

    Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

    Emerson Felipe
    Emerson é redator do portal FIES 2024 e ajuda milhares de estudantes todos os anos a conseguirem, renegociar e até mesmo a pagar seus empréstimos estudantis através de seus artigos informativos e precisos. O redator já atua no mercado de produção de conteúdo de 2020 e se juntou ao FEIS 2024 para garantir uma excelência no conteúdo do site!