Você sabe para que serve e como funciona a transferência de curso pelo FIES 2024? Este é um recurso do financiamento que permite mais flexibilidade para o estudante. Confira aqui todos os detalhes sobre o procedimento e aprenda como solicitar a mudança!
Guia de Conteúdo - Direto ao Ponto
FIES 2024
O Fundo de Financiamento Estudantil é tido como uma das principais chances para estudantes de baixa renda ingressarem no seu curso dos sonhos, mas nem sempre tudo vai como imaginado.
O programa, que contempla estudantes por todo o país, funciona como uma espécie de empréstimo. Ele dá aos alunos a chance de cursar uma graduação em instituições de ensino superior privadas, desde que dentro das regras.
Para participar, o estudante deve se encaixar nos seguintes critérios:
- Ter feito o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) desde 2010;
- Nota no ENEM (média) superior a 450 pontos;
- Não ter zerado a redação do ENEM;
- Cumprir com os critérios de renda familiar per capita mensal (até 3 salários para o FIES e até 5 salários para o P-FIES).
Transferência de curso pelo FIES 2024
Após conseguir o financiamento, não existe garantia de que você vai se adaptar bem ao curso escolhido, mas isso não significa que você deve cursar ele até o fim.
O FIES oferece diversas possibilidades para estudantes nesta situação, indo desde a suspensão do contrato até o seu cancelamento total — é claro, pagando pelo tempo de utilização e taxas.
Mas caso o problema seja apenas o curso, é possível migrar completamente sob certas circunstâncias, através da transferência de curso pelo FIES 2024.
Como funciona?
Se você já está cursando sua graduação financiada pelo FIES, pode mudar de curso uma única vez na mesma instituição de ensino, desde que dentro do período de um ano e meio (18 meses) após o início da faculdade.
Mas é necessário pedir a transferência em períodos específicos, geralmente entre um semestre e outro.
As regras acima não se aplicam a bolsistas do ProUni (Programa Universidade para Todos) que utilizam o FIES. Para esses estudantes, não só não existe o limite de 18 meses como eles podem fazer a mudança mais de uma vez.
“A transferência integral de curso poderá ser solicitada pelo estudante a partir do primeiro dia do último mês do semestre cursado ou suspenso na instituição de ensino de origem até o último dia do primeiro trimestre do semestre de referência da transferência.”
Fonte: SisFIES
Posso mudar para qualquer curso?
Para fazer a alteração, é necessário ver se o curso e a instituição de destino (caso você também esteja mudando de faculdade) estão cadastrados no FIES.
Por exemplo, se o estudante desejar cursar medicina, ele terá que procurar uma faculdade afiliada com o programa que oferece o curso. Vale lembrar que a transferência de curso não garante que o financiamento cubra todas as parcelas da nova graduação.
É importante conferir todas essas informações de antemão e a disponibilidade do curso para financiamento pode ser vista através do site do programa. O aluno também não pode esquecer de conferir a nota de corte do curso para o qual vai transferir.
Como fazer a transferência de curso pelo FIES 2024
Para fazer a transferência do FIES o estudante deve acessar o seu cadastro no portal do SisFIES (Sistema Informatizado do FIES). Confira o passo a passo abaixo:
- Acesse o SisFIES;
Ao final, o estudante deve imprimir o formulário e entrar em contato com o CPSA (Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento), que vai avaliar a solicitação.