Ao contratar o financiamento, o estudante deve conhecer bem a taxa de juros FIES 2024, uma vez que ela pode variar segundo a modalidade escolhida. Caso sejam cobradas, estas taxas incrementam o valor total que o aluno deve pagar. Confira aqui como calcular e qual a modalidade que paga menos juros!
Guia de Conteúdo - Direto ao Ponto
Taxa de juros FIES 2024
Desde o seu lançamento, o Fundo de Financiamento Estudantil, mais conhecido como FIES, já ajudou centenas de milhares de estudantes a ingressar e concluir seus tão sonhados cursos de nível superior.
O financiamento, um projeto do MEC (Ministério da Educação) em parceria com outros órgãos do governo, permite que estudantes de baixa renda entrem em universidades privadas com mais facilidade.
O FIES custeia as parcelas da graduação do aluno financiado de forma parcial ou integral. Por sua vez, o estudante só precisa pagar pelo financiamento após o término do curso e com taxas de juros muito baixas.
Quem pode contratar?
Atualmente, para fazer parte do FIES em 2024, os estudantes precisam cumprir com alguns requisitos.
O primeiro deles é ter feito o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) desde a edição de 2010 e com uma média superior ou igual a 450 pontos. O aluno também não pode ter tirado nota zero na redação.
Por fim, o financiamento também tem requisitos de renda familiar mensal per capita — o valor total ganho por todos que compõem a família em um mês, dividido pelo número de seus integrantes.
Confira também, as Mudanças FIES 2024!
Modalidades FIES
Atualmente, o FIES funciona em três modalidades (I, II e III) que podem ser divididas em FIES (I) e P-FIES (II e III). Cada uma delas funciona de uma maneira específica e contempla diferentes perfis de estudantes.
Confira as diferenças:
- FIES: modalidade válida para estudantes com renda familiar per capita de até 3 salários mínimos. Cobertura de 100% das mensalidades;
- P-FIES: modalidade válida para estudantes com renda familiar per capita entre 3 e 5 salários mínimos. Cobertura de até 50% das mensalidades.
No FIES, o governo concede o financiamento diretamente ao estudante, enquanto no P-FIES isso é feito mediante agentes operadores de crédito.
Regras FIES 2024
Como Funciona? (Regras Atualizadas)Qual é a taxa de juros FIES 2024?
Outra grande diferença entre os modelos é a taxa de juros. Enquanto no FIES o estudante pega o financiamento com taxa de juros zero, no P-FIES isso vai depender do banco com o qual o contrato foi assinado.
Para conferir a taxa de juros FIES 2024 que você vai pagar, é possível fazer uma simulação no SisFIES, o Sistema Informatizado do Fies. Confira como abaixo:
- Acesse a página de simulação no SisFIES;
Vale notar que a simulação serve apenas para o aluno ter uma estimativa do custo total do financiamento. O valor pode variar por diversos motivos, incluindo a instituição financeira e o banco.
Regras do FIES 2024
O estudante que ingressa no FIES passa por três fases específicas: utilização, carência e amortização. Confira como cada uma delas funciona:
- Utilização: período desde o ingresso do estudante até o início da carência. Aqui o financiado deve pagar trimestralmente os juros sobre o financiamento com um limite de R$150,00;
- Carência: período de até 18 meses, iniciando no mês seguinte à finalização do contrato estabelecido, sem pagar o empréstimo. Este período é estabelecido para dar estabilidade ao estudante, mas ele ainda deve pagar os mesmos juros previstos na fase anterior;
- Amortização: momento em que o estudante deve começar a pagar o financiamento. Os valores das parcelas são definidos (todos iguais, variando conforme o curso) e devem ser pagas mensalmente em até 3 vezes o prazo de financiamento.
Você pode conferir mais detalhes sobre estas regras no SisFIES, o Sistema Informatizado do Fies!