Mudanças FIES 2024: Saiba como vai funcionar a partir de agora!

Está na hora de ficar por dentro das mudanças FIES 2024 e saber tudo de novo na forma como ele funciona. Neste artigo você vai conferir as novas regras e requisitos para participar de um dos melhores programas de acesso à educação superior do país!

Mudanças FIES 2024
Imagem: Wes Hicks via Unsplash

O que é o FIES?

Conhecido principalmente como FIES, o Fundo de Financiamento Estudantil é uma criação do Governo Federal para facilitar o acesso de estudantes de baixa renda a cursos em instituições de ensino superior privadas.

Na prática, ele é um empréstimo estudantil com juros extremamente baixos, chegando até a zero para certos estudantes.

formatura de universitários
Imagem: RUT MIIT via Unsplash

Isso faz dele o santo graal dos alunos que sonham em cursar uma universidade de prestígio. O programa possibilita que os alunos ingressem nas melhores faculdades do país, instituições com avaliação positiva no MEC (Ministério da Educação).

Confira também, as Notas de Corte FIES 2024!

Como ele funciona?

Com o FIES de 2024 o estudante recebe um financiamento ao assinar um contrato com um banco. Esse financiamento cobre as mensalidades do curso (parcial ou integralmente) até o final.

Enquanto o aluno está cursando a faculdade, período chamado de Fase de Utilização, ele paga apenas os juros trimestrais incidentes sobre o financiamento, limitados a R$150,00.

Logo após finalizar o curso, o contrato entra na Fase de Carência, onde o estudante passa até 18 meses pagando os mesmos juros da fase de utilização. A partir daí o contrato entra na Fase de Amortização, quando de fato é pago o financiamento.

Nesta última fase, que pode durar até 3 vezes o prazo do contrato de financiamento, ele deve pagar o saldo devedor, dividido em parcelas iguais e subsequentes.


Mudanças FIES 2024

Para atender melhor ao público a quem é destinado, o FIES passa por constantes mudanças nas suas regras. Dessa forma, o financiamento sempre está atualizado para as necessidades do momento.

Atualmente, o Novo FIES, nomenclatura que o programa ganhou desde uma atualização pela qual passou em 2018, funciona em três modalidades: a modalidade I, também chamada de FIES, e as modalidades II e III, denominadas P-FIES.

Acesse o Cronograma FIES 2024 e não perca nenhum prazo!

estudante FIES
Imagem: Kojo Kwarteng via Unsplash

Cada uma delas funciona de uma maneira bem específica, confira as diferenças:

  • FIES: modalidade do financiamento que contempla estudantes com renda familiar per capita mensal de até 3 salários mínimos. Aqui o estudante tem juros zero e a cobertura total das parcelas;
  • P-FIES: modalidade do financiamento que contempla estudantes com renda familiar per capita mensal entre 3 e 5 salários mínimos. Os juros variam conforme a instituição financeira contratada.

Para calcular a renda familiar per capita mensal, o estudante deve dividir a soma dos ganhos mensais de toda a família pelo número de integrantes. Uma vez com esse valor em mãos, você vai saber exatamente em qual modalidade se encaixa.

Simulador Fies 2024

FIES Seleção 2024

Inscrição, Datas e Resultado da Pré-Seleção.

O que mudou no Novo FIES?

Outra coisa que deixa muita gente confusa são as regras para participar do FIES. O MEC fez alterações nelas recentemente, então é bom estar ciente dos novos requisitos.

Segundo o portal Acesso Único do Gov.br, para se inscrever no FIES é necessário:

  • Ter realizado a prova do ENEM desde 2010;
  • Ter tirado nota superior a 450 pontos;
  • Não ter zerado a redação;
  • Cumprir com os requisitos de renda.

Como se inscrever no FIES 2024?

As inscrições para o FIES só podem ser feitas nas datas definidas nos editais da SESu (Secretaria de Educação Superior), e para se inscrever é necessário seguir estes passos:

  1. Acesse o sistema de inscrição do FIES;
sistema de inscrição do FIES
Imagem: Reprodução / Fies
  • Clique em “Entrar com gov.br”;
  • Faça login com suas credenciais do portal Gov (número de CPF e senha);
  • Confira todas as informações e faça sua inscrição.
  • Aqui é importante ficar de olho nas notas de corte para não se inscrever em um curso no qual você não tenha chance de entrar. Você pode conferir todas as informações sobre o financiamento, regras e inscrição nesta página!

    O que você achou disso?

    Clique nas estrelas

    Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

    Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

    Emerson Felipe
    Emerson é redator do portal FIES 2024 e ajuda milhares de estudantes todos os anos a conseguirem, renegociar e até mesmo a pagar seus empréstimos estudantis através de seus artigos informativos e precisos. O redator já atua no mercado de produção de conteúdo de 2020 e se juntou ao FEIS 2024 para garantir uma excelência no conteúdo do site!