Requisitos FIES 2024: Quem pode aderir, Regras e critério de seleção

Estudantes pensando em tentar um financiamento devem entender a fundo os requisitos FIES 2024. Para aderir ao programa e ser beneficiado é preciso estar dentro das regras e passar na seleção. Confira aqui todos os critérios para fazer parte do FIES!

Requisitos FIES 2024
Imagem: Wayhomestudio via Freepik

O que é o FIES?

Programa criado pelo MEC (Ministério da Educação) em 1999, o FIES (Fundo de Financiamento Estudantil) é um dos principais programas do governo voltado para a inclusão de alunos de baixa renda no ensino superior privado.

Com ele, estudantes por todo país conseguem ingressar em algumas das melhores instituições pagas dos pais e cursar sua tão sonhada graduação.

O programa é uma espécie de empréstimo usado para pagar as mensalidades do curso. Apenas após se formar é que o aluno começa a pagar pelo financiamento.

A grande vantagem do FIES é que, diferente de outros financiamentos disponíveis no mercado, seus juros são extremamente baixos.


Novo FIES 2024

Para se manter atualizado e relevante para os estudantes contemplados, o programa passa por constantes atualizações nas tabelas de preços, juros e em suas regras.

Um dos mais importantes foi o de 2018, quando sofreu uma rodada de modificações. Nesta época o programa foi ampliado para contemplar mais pessoas e ganhou novas regras e modalidades.

Confira também, as Mudanças FIES 2024!

aluna negra se inscrevendo no FIES
Imagem: Wayhomestudio via Freepik

Confira as modalidades abaixo:

  • Modalidade I: chamado apenas de FIES, esse é o financiamento para pessoas com renda familiar per capita de até 3 salários mínimos por mês;
  • Modalidade II: chamado de P-FIES, esse é o financiamento para pessoas com renda familiar per capita entre 3 a 5 salários mínimos por mês, mas apenas para pessoas que moram nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste
  • Modalidade III: também chamado de P-FIES, esse é o financiamento para pessoas com renda familiar per capita entre 3 a 5 salários mínimos por mês que moram em qualquer região do país.

Enquanto no FIES o financiado tem 100% das mensalidades do curso cobertas, no P-FIES a cobertura é parcial. Além disso, no P-FIES os juros do financiamento variam conforme o banco com o qual o contrato foi feito, já o FIES não cobra juros sobre o financiamento.

estudante universitária

Simulador Fies 2024

Simulação (Caixa e Banco do Brasil)

Requisitos FIES 2024

Para aderir o FIES em 2024, o estudante tem que cumprir com alguns requisitos básicos estabelecidos pelo governo. Confira abaixo os requisitos FIES:

  • Ter participado do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) a partir de 2010;
  • Ter tirado nota média de no mínimo 450;
  • Não ter zerado a redação.

Além disso, é preciso ficar de olho em quem não pode fazer parte do programa:

  • Pessoas com débito no Programa de Crédito Educativo (PCE/CREDUC);
  • Estudantes com renda familiar per capita acima de 5 salários;
  • Estudantes que já possuem o FIES;
  • Estudantes com matrícula trancada no momento da inscrição;
  • Estudantes que fizeram o ENEM sob a condição de treineiros.

FIES seleção 2024

A seleção FIES é feita através da classificação dos alunos no curso desejado e tendo como base a pontuação média do ENEM de cada estudante.

Além disso, quando você vai se inscrever em um curso pelo FIES, existe uma coisa chamada de “nota de corte”. Ela é feita automaticamente assim que o número de inscritos fica igual ao número de vagas disponíveis.

Confira também, Notas de Corte FIES 2024!

alunos em uma sala de aula unicersidade
Imagem: Standret via Freepik

A nota de corte é a menor nota necessária para se inscrever em um curso, mas ela pode mudar a qualquer momento, dependendo do número de concorrentes em um mesmo curso. E mesmo que você tenha uma nota superior à nota de corte, nada garante que você vai conseguir uma vaga.

Sequência de prioridade

Agora é a hora de comparar as notas dos alunos, indo da maior para a menor. E a classificação segue a seguinte sequência de prioridades:

  1. Candidatos sem uma graduação e nunca foram beneficiados por financiamento estudantil;
  2. Candidatos que já concluíram uma graduação, mas nunca foram beneficiados por financiamento estudantil;
  3. Candidatos que já concluíram uma graduação e já foram beneficiados por financiamento estudantil;
  4. Candidatos que já concluíram uma graduação e já quitaram um financiamento estudantil prévio.

Para se inscrever no programa e ficar de olho na seleção, o estudante deve usar o portal do aluno FIES. Confira abaixo como fazer o acesso:

  1. Acesse o portal FIES;
portal fies
Imagem: Reprodução / Fies
  • Faça login clicando no botão “Entrar com gov.br”;
  • Use suas credenciais gov.br.
  • Estudantes pré-selecionados têm até 5 dias úteis depois do anúncio para completarem a sua inscrição. O FIES disponibiliza todas as informações de como proceder no portal do aluno.

    O que você achou disso?

    Clique nas estrelas

    Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

    Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

    Emerson Felipe
    Emerson é redator do portal FIES 2024 e ajuda milhares de estudantes todos os anos a conseguirem, renegociar e até mesmo a pagar seus empréstimos estudantis através de seus artigos informativos e precisos. O redator já atua no mercado de produção de conteúdo de 2020 e se juntou ao FEIS 2024 para garantir uma excelência no conteúdo do site!