Estudantes pensando em tentar um financiamento devem entender a fundo os requisitos FIES 2024. Para aderir ao programa e ser beneficiado é preciso estar dentro das regras e passar na seleção. Confira aqui todos os critérios para fazer parte do FIES!
Guia de Conteúdo - Direto ao Ponto
O que é o FIES?
Programa criado pelo MEC (Ministério da Educação) em 1999, o FIES (Fundo de Financiamento Estudantil) é um dos principais programas do governo voltado para a inclusão de alunos de baixa renda no ensino superior privado.
Com ele, estudantes por todo país conseguem ingressar em algumas das melhores instituições pagas dos pais e cursar sua tão sonhada graduação.
O programa é uma espécie de empréstimo usado para pagar as mensalidades do curso. Apenas após se formar é que o aluno começa a pagar pelo financiamento.
A grande vantagem do FIES é que, diferente de outros financiamentos disponíveis no mercado, seus juros são extremamente baixos.
Novo FIES 2024
Para se manter atualizado e relevante para os estudantes contemplados, o programa passa por constantes atualizações nas tabelas de preços, juros e em suas regras.
Um dos mais importantes foi o de 2018, quando sofreu uma rodada de modificações. Nesta época o programa foi ampliado para contemplar mais pessoas e ganhou novas regras e modalidades.
Confira também, as Mudanças FIES 2024!
Confira as modalidades abaixo:
- Modalidade I: chamado apenas de FIES, esse é o financiamento para pessoas com renda familiar per capita de até 3 salários mínimos por mês;
- Modalidade II: chamado de P-FIES, esse é o financiamento para pessoas com renda familiar per capita entre 3 a 5 salários mínimos por mês, mas apenas para pessoas que moram nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste;
- Modalidade III: também chamado de P-FIES, esse é o financiamento para pessoas com renda familiar per capita entre 3 a 5 salários mínimos por mês que moram em qualquer região do país.
Enquanto no FIES o financiado tem 100% das mensalidades do curso cobertas, no P-FIES a cobertura é parcial. Além disso, no P-FIES os juros do financiamento variam conforme o banco com o qual o contrato foi feito, já o FIES não cobra juros sobre o financiamento.
Simulador Fies 2024
Simulação (Caixa e Banco do Brasil)Requisitos FIES 2024
Para aderir o FIES em 2024, o estudante tem que cumprir com alguns requisitos básicos estabelecidos pelo governo. Confira abaixo os requisitos FIES:
- Ter participado do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) a partir de 2010;
- Ter tirado nota média de no mínimo 450;
- Não ter zerado a redação.
Além disso, é preciso ficar de olho em quem não pode fazer parte do programa:
- Pessoas com débito no Programa de Crédito Educativo (PCE/CREDUC);
- Estudantes com renda familiar per capita acima de 5 salários;
- Estudantes que já possuem o FIES;
- Estudantes com matrícula trancada no momento da inscrição;
- Estudantes que fizeram o ENEM sob a condição de treineiros.
FIES seleção 2024
A seleção FIES é feita através da classificação dos alunos no curso desejado e tendo como base a pontuação média do ENEM de cada estudante.
Além disso, quando você vai se inscrever em um curso pelo FIES, existe uma coisa chamada de “nota de corte”. Ela é feita automaticamente assim que o número de inscritos fica igual ao número de vagas disponíveis.
Confira também, Notas de Corte FIES 2024!
A nota de corte é a menor nota necessária para se inscrever em um curso, mas ela pode mudar a qualquer momento, dependendo do número de concorrentes em um mesmo curso. E mesmo que você tenha uma nota superior à nota de corte, nada garante que você vai conseguir uma vaga.
Sequência de prioridade
Agora é a hora de comparar as notas dos alunos, indo da maior para a menor. E a classificação segue a seguinte sequência de prioridades:
- Candidatos sem uma graduação e nunca foram beneficiados por financiamento estudantil;
- Candidatos que já concluíram uma graduação, mas nunca foram beneficiados por financiamento estudantil;
- Candidatos que já concluíram uma graduação e já foram beneficiados por financiamento estudantil;
- Candidatos que já concluíram uma graduação e já quitaram um financiamento estudantil prévio.
Para se inscrever no programa e ficar de olho na seleção, o estudante deve usar o portal do aluno FIES. Confira abaixo como fazer o acesso:
- Acesse o portal FIES;
Estudantes pré-selecionados têm até 5 dias úteis depois do anúncio para completarem a sua inscrição. O FIES disponibiliza todas as informações de como proceder no portal do aluno.