FIES Mestrado e Doutorado 2024: Como Funciona? Vagas e Inscrições

Você sabia que existe uma modalidade FIES Mestrado e Doutorado 2024? Para muitos esta seria a oportunidade perfeita para pessoas procurando se especializar, mas é preciso entender bem como ela funciona. Confira aqui informações como regras, vagas e inscrições!

FIES Mestrado e Doutorado 2024
Imagem: Freepik

O que é o FIES?

O FIES, ou Financiamento Estudantil, é um programa criado pelo Governo Federal para ajudar estudantes brasileiros a entrar em cursos de nível superior em instituições privadas.

Ele tem como alvo estudantes sem condições para pagar tais cursos, que uma vez que entram no FIES ganham a cobertura (parcial ou total) das mensalidades.

Boleto FIES 2024
Imagem: GpointStudio via Freepik

As maiores vantagens do programa são os juros extremamente baixos, chegando até a zero, e o fato que o financiado só precisa quitar a dívida após se formar — embora ele deva arcar com pequenos juros durante a fase de utilização do financiamento.

Modalidades

Atualmente o FIES possui 2 modalidades específicas: o FIES e o P-FIES. Enquanto o FIES têm juros zero, sendo voltado para os estudantes mais carentes, o P-FIES trabalha com juros variáveis. Confira abaixo como eles funcionam:

  • FIES: contempla estudantes com renda familiar per capita mensal de até 3 salários mínimos;
  • P-FIES: contempla estudantes com renda familiar per capita mensal entre 3 e 5 salários mínimos.

Diferente do FIES, que utiliza fundos do governo, no P-FIES os estudantes assinam o contrato com instituições financeiras parceiras do programa. Essas instituições são quem determina os juros que eles devem pagar.

Mudanças FIES 2024

Simulador Fies 2024

Simulação (Caixa e Banco do Brasil)

Quem pode participar do FIES?

O FIES é uma oportunidade incrível para aqueles que querem realizar seus sonhos de fazer uma graduação e se qualificar para o mercado de trabalho, mas nem todo mundo pode entrar no programa.

Devido a sua proposta e o grande número de inscritos, o FIES possui algumas regras de participação.

estudante negro no FIES
Imagem: Wayhomestudio no Freepik

Para participar dele é necessário ter feito o ENEM desde sua edição de 2010 e ter uma nota média de no mínimo 450 pontos. Além disso, o estudante não pode ter zerado a redação.

Por fim, o estudante deve cumprir com os requisitos de renda familiar, mencionados anteriormente.


O que é o FIES Mestrado e Doutorado 2024?

Uma dúvida recorrente das pessoas que optam pelo FIES é sobre a disponibilidade de cursos de pós-graduação, incluindo Mestrados e Doutorados. Será que o FIES cobre estes cursos?

A confusão se dá porque em 2007 a Lei nº 11.552/2007 trouxe uma alteração da Lei do FIES (Lei nº 10.260/2001) para permitir a oferta de programas de mestrado e doutorado no financiamento.

Além disso, em 2014 uma portaria, que chegou até a ser publicada no Diário Oficial da União, trouxe uma ideia de ampliação do FIES, onde o MEC iria permitir que os cursos de pós-graduação fossem incluídos no financiamento.

Existe mesmo o FIES Mestrado e Doutorado 2024?

Em ambas as ocasiões, as regras deixam claro que a inclusão de tais modalidades de financiamento dependem da disponibilidade de recursos.

Além disso, é necessário ter a oferta de tal curso e o aval do MEC (Ministério da Educação), além da recomendação do CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).

Na própria página do programa, no portal Gov, não existe uma menção, de forma facilitada, afirmando a disponibilidade da modalidade (embora também não tenha encontrado nada que indique o oposto).


Como fazer a inscrição FIES 2024

Alunos interessados no FIES podem se inscrever diretamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Confira abaixo um passo a passo de como fazer a inscrição:

  1. Acesse a página “Acesso Único”;
FIES 2024
Imagem: Reprodução / Gov.br
  • Clique no ícone do FIES;
  • Clique em “Entrar” para fazer login;
  • Clique no link no cartão “Período de inscrições”, ou o mostrado na seção de inscrição do programa.
  • A inscrição só é possível nos períodos certos (duas vezes por ano, pouco antes do início dos semestres letivos) e a disponibilidade dos cursos depende da lista presente no sistema do FIES.

    O que você achou disso?

    Clique nas estrelas

    Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

    Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

    Emerson Felipe
    Emerson é redator do portal FIES 2024 e ajuda milhares de estudantes todos os anos a conseguirem, renegociar e até mesmo a pagar seus empréstimos estudantis através de seus artigos informativos e precisos. O redator já atua no mercado de produção de conteúdo de 2020 e se juntou ao FEIS 2024 para garantir uma excelência no conteúdo do site!