Como Funciona o FIES 2024: Guia Completo sobre Novo FIES e P-FIES

Mesmo sendo famoso, muita gente ainda não sabe como funciona o FIES 2024. O programa de financiamento estudantil está entre um dos mais importantes no país, e mudanças recentes o deixaram ainda melhor. Veja aqui as principais diferenças entre o Novo FIES e o P-FIES.

Como Funciona o FIES 2024
Imagem: Freepik

O que é o FIES?

O Fundo de Financiamento Estudantil, mais conhecido como FIES, é uma iniciativa do Governo Federal para auxiliar estudantes sem condições financeiras a ingressar em instituições de ensino superior privadas.

Ele foi criado pela Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, e só se estende aos cursos não gratuitos com boa avaliação no SINAES (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior).

No caso, o aluno tem seus estudos custeados de forma total ou parcial, ficando livres para concluir a graduação. E ele só começa a quitar o financiamento após formado, em parcelas que respeitam o seu limite de renda.

Além disso, o programa trabalha com juros muito baixos, chegando até a 0% em certas modalidades.


Como funciona o FIES 2024

O programa oferece financiamentos nos formatos integral e parcial das mensalidades do curso.

estudantes universitários caminhando felizes
Imagem: freepic.diller via Freepik

Para se inscrever, o estudante precisa ter uma renda per capita mensal familiar de até três salários mínimos. Além disso, é necessário ter participado do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) a partir de 2010, com uma média de nota de no mínimo 450 e não ter zerado a redação.

alunos em uma sala de aula unicersidade

Resultado do FIES 2024

Aprovados na 1ª Chamada e Lista de Espera

É possível escolher entre uma variedade de cursos, filtrados por local e até avaliação. Confira a disponibilidade aqui!

Novo FIES

A partir de 2018, o programa foi reformulado visando a expansão dos serviços. A nova versão visa trazer juros zero para quem mais precisa e juros baixíssimos para pessoas com uma situação financeira melhor.

O Novo FIES dividiu o programa em três modalidades, conforme a renda do aluno: Modalidade I, Modalidade II e Modalidade III.

A Modalidade I, também conhecida como FIES, entrega um financiamento com taxa zero para estudantes cuja renda per capita mensal familiar não ultrapassa os já mencionados três salários mínimos.

Já as outras duas modalidades, que contemplam o P-FIES, funcionam apenas para estudantes cuja renda per capita mensal familiar vai de três até cinco salários mínimos. Nesse caso, a taxa de juros varia segundo o banco escolhido.


Inscrições FIES 2024

O FIES tem um cronograma bem apertado e estudantes interessados em um financiamento devem ficar de olho nas datas.

Assim que abrirem as inscrições, é necessário acessar o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior e seguir estes passos:

  1. Navegue até o Acesso Único e clique no ícone do FIES;
Edital FIES 2024
Imagem: Reprodução / Gov.br
  • Procure o link no cartão correspondente na seção “CRONOGRAMA” ou na seção “Como se inscrever no Fies”;
  • Agora preencha todas as informações necessárias.
  • alunos em uma sala de aula unicersidade

    Resultado do FIES 2024

    Aprovados na 1ª Chamada e Lista de Espera

    É bom ter em mente que será necessário fazer login com as credenciais de acesso do portal Gov.br. Se não possuir um basta criar seu acesso aqui!


    Como funciona o pagamento do FIES?

    pagando com cartão
    Imagem: Freepik

    Uma das grandes dúvidas sobre o programa é como pagar o financiamento. De início, enquanto cursa a graduação, o aluno não precisa pagar a mensalidade, mas tem que pagar uma taxa mensal.

    Essa taxa é paga diretamente no banco com o qual contratou o financiamento e serve para pagar coisas como encargo bancário.

    Após se formar, é hore de dar início às mensalidades financiadas. Pessoas empregadas têm o valor descontado diretamente do salário (máximo de 10%), enquanto os desempregados terão esse valor reduzido a mesma taxa paga durante o curso.

    Geralmente, o prazo para quitar o financiamento é de até três vezes a duração do curso. A falta de pagamento não anula o diploma, mas o aluno pode acabar com seu nome em cadastros de inadimplentes (SPC, Serasa, etc.), ou sofrendo ações judiciais.

    O que você achou disso?

    Clique nas estrelas

    Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

    Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

    Emerson Felipe
    Emerson é redator do portal FIES 2024 e ajuda milhares de estudantes todos os anos a conseguirem, renegociar e até mesmo a pagar seus empréstimos estudantis através de seus artigos informativos e precisos. O redator já atua no mercado de produção de conteúdo de 2020 e se juntou ao FEIS 2024 para garantir uma excelência no conteúdo do site!