Vagas Remanescentes FIES 2024: Inscrição na Lista de Espera

Incrivelmente limitadas, as vagas remanescentes FIES 2024 são a chance de estudantes não aprovados na chamada regular do processo seletivo ingressarem no curso que desejam. Neste artigo você vai conferir como elas funcionam e o que é necessário para conseguir uma!

Vagas Remanescentes FIES 2024
Imagem: Freepik

O que é o FIES?

O Fundo de Financiamento Estudantil, mais conhecido como FIES, é um programa do MEC (Ministério da Educação) cuja missão é oferecer financiamento estudantil a juros baixíssimos.

O programa contempla estudantes sem condições de arcar com as mensalidades do curso desejado, desde que atenda a certos requisitos. Sendo eles: ter renda familiar mensal per capita de até 3 salários mínimos e ter participado do ENEM a partir de 2010, com média de pelo menos 450 pontos e não ter zerado a redação.

FIES Seleção 2024
Imagem: Reprodução / Portal MEC

Os estudantes contemplados têm seus cursos superiores em instituições privadas financiados, de forma total ou parcial — essas instituições são escolhidas por terem avaliação positiva no Sinaes (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior).

Mas e se você não conseguiu uma vaga no FIES 2024 na chamada regular? É aí que entram as vagas remanescentes do FIES 2024, uma lista da qual você pode participar concorrendo a um lugar no financiamento.

Como funciona o FIES vagas remanescentes?

As “vagas remanescentes” são vagas que o FIES não conseguiu preencher durante a chamada regular da seleção, ou que ficou aberta devido à desistência ou cancelamento dos candidatos pré-selecionados.

E para dar mais uma chance para candidatos que não conseguiram o financiamento, o FIES oferta essas vagas em um processo seletivo específico, após a conclusão da chamada regular.

Telefone FIES 2024

Telefone FIES 2024:

Central de Atendimento 0800 FIES

Como conseguir vagas remanescentes no FIES?

O número dessas vagas é ainda menor do que as disponíveis na seleção regular do programa, fazendo delas ainda mais disputadas.

Acesse o Simulador Fies 2024!

Mãos no computador
Imagem: Senivpetro via Freepik

Além de serem exclusivas para aqueles que não conseguiram o financiamento na seleção regular, o candidato precisa cumprir com os seguintes requisitos para concorrer a uma vaga:

  • ter participado do Enem, a partir da edição de 2010, obtendo média igual ou superior a 450 pontos e nota na redação superior a zero;
  • possuir renda familiar mensal bruta per capita de até três salários mínimos;
  • não possuir um financiamento ou débito em aberto de financiamentos anteriores.

A ordem de ocupação da vaga segue a ordem das inscrições e os alunos selecionados para as vagas remanescentes têm apenas dois dias úteis após o resultado para validar sua vaga junto à instituição de ensino.

Vale notar que, estudantes que se inscreveram no P-FIES, a modalidade do FIES para alunos com renda familiar mensal per capita entre três e cinco salários mínimos, não podem se inscrever.


Inscrição para as vagas remanescentes FIES 2024

Assim como as inscrições regulares para o programa, as inscrições para as vagas remanescentes acontecem online, no portal “Acesso Único”. Isso quer dizer que você também precisará da sua conta Gov.br para fazer o cadastro.

Para se inscrever para as vagas basta seguir este passo a passo:

  1. Acesse o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior;
FIES 2024
Imagem: Reprodução / Gov.br
  • Clique no ícone do FIES para acessar a página do programa;
  • Verifique se a opção de inscrição está aberta no calendário;
  • Clique no botão e faça login com os dados da conta Gov.br;
  • Preencha os campos necessários com suas informações e finalize.
  • Após finalizar, o estudante deve aguardar a divulgação do resultado, lembrando que ele só terá dois dias para garantir a sua vaga, caso seja selecionado.

    O que você achou disso?

    Clique nas estrelas

    Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

    Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

    Emerson Felipe
    Emerson é redator do portal FIES 2024 e ajuda milhares de estudantes todos os anos a conseguirem, renegociar e até mesmo a pagar seus empréstimos estudantis através de seus artigos informativos e precisos. O redator já atua no mercado de produção de conteúdo de 2020 e se juntou ao FEIS 2024 para garantir uma excelência no conteúdo do site!