Muita gente fica preocupada por estar devendo no FIES e não saber o que fazer em seguida. E nesse momento, o sonho do ensino superior pode virar um verdadeiro terror na sua vida. Confira aqui como regularizar seus débitos em 2024!
Guia de Conteúdo - Direto ao Ponto
Devendo no FIES
Participar do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é o sonho de muitos. Afinal, ele foi criado para ajudar estudantes de baixa renda a ingressar em cursos de nível superior não pagos.
O programa é administrado pelo Ministério da Educação (MEC), que faz parcerias com Instituições de Ensino Superior (IES) privadas com conceito positivo no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
Após uma seleção, os alunos que foram contemplados recebem um financiamento que dura a faculdade inteira. Após finalizar os estudos, eles devem começar a pagar pelo dinheiro emprestado.
As parcelas são bem suaves, considerando a situação financeira do financiado. Mesmo assim, muita gente não consegue pagar e acaba devendo no FIES.
✓ Descubra se a Dívida do FIES 2024 Caduca.
Quanto tempo tem para pagar a dívida do FIES?
O pagamento do FIES começa imediatamente após a formatura, um mês depois da conclusão do curso. Já o valor das parcelas vai depender do tipo do contrato, da duração do curso e de alguns outros fatores.
No geral, o prazo máximo para quitar a dívida é de até 14 anos, com um limite de parcelas de até no máximo 10% da renda do estudante.
O que acontece se ficar devendo no FIES?
E mesmo com ótimas condições de pagamento, nem sempre as coisas saem como o esperado e a pessoa pode acabar devendo no FIES. Por isso é preciso esclarecer alguns pontos importantes sobre a inadimplência no programa.
Antes de mais nada, ela não perde o diploma se não conseguir pagar o financiamento, inclusive poderá exercer a profissão normalmente. Entretanto, a dívida também não prescreve.
O inadimplente terá seu nome inscrito no Serasa e em outros órgãos do tipo. A partir daí, será impossibilitado de tomar qualquer tipo de crédito ou adquirir imóveis e automóveis em seu nome. Ele também pode ter seus bens confiscados para quitar a dívida.
Como regularizar suas dívidas no FIES em 2024?
Como a dívida não prescreve, o entendimento é que a pessoa deve regularizar a sua situação pagando as parcelas que faltam. Mas se você não está conseguindo, sua melhor opção pode ser a renegociá-la.
Esta é uma modalidade de pagamento estabelecida em 2022 com o intuito de oferecer condições especiais de liquidação da dívida.
Assim, pessoas que se encaixavam nos requisitos podiam regularizar as suas dívidas pagando bem menos.
Na ocasião, apenas pessoas com contratos feitos até 31/12/2017 e que já estavam sendo pagos em 31/12/2021 podiam utilizar o serviço.
Como a renegociação funciona para quem está devendo no FIES?
Ela se encerrou em 2022 e em 2023 começou-se a discutir sobre uma nova rodada de negociação.
Com planos de ser implementada entre o final de 2023 e 2024, a renegociação do FIES funciona com base no perfil socioeconômico do financiado e seu tempo de dívida.
Pessoas com atraso entre 90 e 360 dias na data limite têm direito a desconto de 12%, caso paguem a dívida à vista. Existe também a possibilidade de dividir o valor principal da dívida em até 150 vezes, com isenção de juros e multas (sem desconto).
Já quem tinha atraso de mais de 1 ano na data limite recebe descontos de até 99%, desde que inscrito no CadÚnico ou tenha recebido Auxílio Emergencial. Nos demais casos, o desconto é de 77%.
Os adimplentes também podem receber um desconto de 12%, caso adiantem o restante do pagamento.
Para saber mais sobre a renegociação, confira o artigo oficial da modalidade no site do Ministério da Educação!