Boleto FIES 2024: Acessar e Emitir 2ª Via do Boleto de Pagamento FIES

O Fies possibilita que jovens e adultos brasileiros de baixa renda cursem em instituições de educação de nível superior particular através de um financiamento de despesas, mas é preciso ficar de olho nas obrigações que vêm com ele. Neste artigo você vai aprender a emitir o Boleto FIES 2024 pela internet!

Boleto FIES 2024
Imagem: gpointstudio via Freepik

Guia de Conteúdo - Direto ao Ponto

O que é o FIES?

O Fies, ou Fundo de Financiamento Estudantil, é um programa do governo cujo objetivo é auxiliar estudantes com renda familiar baixa a entrar em um curso superior privados.

Com ele é possível financiar até 100% do custo relacionado à instituição de ensino e ao curso. Dependendo da modalidade na qual uma pessoa ingressa no Fies, o dinheiro pode vir tanto do governo quanto de instituições financeiras privadas parceiras.

universitários dando risada enquanto estudam
Imagem: gpointstudio via on Freepik

Neste último caso, os juros dependem da instituição escolhida pelo financiado, mas ainda são bem menores do que os encontrados em outros financiamentos estudantis.

Outro ponto de destaque do programa é a flexibilidade que o aluno tem para realizar os pagamentos, podendo optar inclusive por começar a quitá-lo só após terminar o curso.


Boleto FIES 2024

Usado para pagar o financiamento do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior, o chamado “Boleto FIES” é um dos documentos mais importantes para estudantes nessa modalidade.

Infelizmente, nem sempre é possível pagar essa conta em dia, mas existe uma maneira de resolver essa situação. O programa permite que os financiados emitam a 2° via do documento, o que varia conforme o banco onde o financiamento foi contratado.

Como obter a 2ª via do Boleto FIES 2024 pela Caixa?

Pessoas que contrataram o serviço pela Caixa Econômica Federal podem simplesmente acessar o portal da instituição e fazer o pedido para emissão da segunda via do boleto.

Para fazer isso basta seguir estes passos:

  1. Acesse a página “2ª via de boletos” da Caixa;
página para emitir 2ª do Fies 2024 na caixa
Imagem: Reprodução / Caixa
  • Role para baixo até encontrar a seção“Boleto FIES”;
  • Clique em “Emita agora”.
  • Como informado pela Caixa, agora o usuário terá que informar o seu login e senha da plataforma.

    Uma vez na conta é possível acessar a parte de contrato do Fies, onde é possível ver os boletos em aberto. Ou seja, você também pode usar esse método para emitir boletos em aberto que ainda não venceram.

    mulher assinando contrato no banco

    Aditamento FIES 2024:

    Renovação, Prazos, Solicitação e Contrato.

    Como obter a 2ª via do Boleto FIES 2024 em outras instituições

    Embora várias das instituições parceiras do programa tenham uma plataforma online para emissão de 2° via dos boletos, a opção não está disponível para todas.

    O ideal é que você entre em contato com o suporte da instituição para pedir informações, ou se dirija pessoalmente até uma de suas unidades físicas (o método mais seguro).

    No caso de instituições como a Caixa e o Banco do Brasil, você ainda tem a opção de entrar em contato com eles para questões relacionadas ao Fies por um número de telefone (08007260101 e 08007290722, respectivamente).


    Onde pagar a 2ª via do Boleto FIES?

    Assim como a maioria dos boletos bancários, os boletos do Fies podem ser pagos em praticamente qualquer agência bancária, assim como em casas lotéricas e aplicativos de pagamento e Internet banking.

    mulher assinando contrato no banco
    Imagem: Drazen Zigic via Freepik

    Caso o boleto já tenha vencido, o pagamento deve ser feito na própria instituição responsável pelo financiamento.

    Fies não pago?

    Em caso de não pagamento do Fies, as consequências podem ser graves. Caso ainda esteja cursando a faculdade, o financiado pode perder o contrato e ser impedido de renová-lo.

    Por outro lado, se a dívida for referente a um curso já finalizado, você não corre o risco de perder seu diploma, mas as consequências podem ser ainda mais graves. Entre elas estão:

    • Perda de direito a outros financiamentos.
    • Nome incluso em órgãos de inadimplência;
    • Ser impedido de solicitar cartões de crédito ou adquirir bens como automóveis e imóveis em seu nome.

    Vale lembrar que a dívida permanece mesmo se o estudante desistir do curso.

    Felizmente, é sempre possível tentar uma renegociação da dívida com o banco responsável. Você ainda pode ajustar os valores para melhor se encaixar na sua situação financeira.

    O que você achou disso?

    Clique nas estrelas

    Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

    Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

    Emerson Felipe
    Emerson é redator do portal FIES 2024 e ajuda milhares de estudantes todos os anos a conseguirem, renegociar e até mesmo a pagar seus empréstimos estudantis através de seus artigos informativos e precisos. O redator já atua no mercado de produção de conteúdo de 2020 e se juntou ao FEIS 2024 para garantir uma excelência no conteúdo do site!