Está na hora dos estudantes em todo o país voltarem sua atenção ao Fies para garantir uma vaga em um curso de nível superior. Mas para fazer isso, é preciso ficar de olho nas regras e prazos do programa. Confira aqui o que é necessário para o FIES Seleção 2024!
Guia de Conteúdo - Direto ao Ponto
FIES Seleção 2024
Um dos melhores programas educacionais voltados para o ensino de nível superior no Brasil, o Fundo de Financiamento Estudantil é o objetivo de muita gente.
Para os estudantes de baixa renda, ele pode ser a melhor, senão única, porta de entrada para um curso de nível superior privado, fazendo dele um programa bem competitivo.
Alunos de diversos lugares competem com suas notas do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) pelo financiamento total ou parcial para o curso dos seus sonhos.
Como funciona?
Hoje o Fies possui duas modalidades: o Fies e o P-Fies. Embora se trate de um mesmo programa, elas funcionam de forma completamente diferente.
A única coisa em comum é que contemplam alunos de baixa renda com um financiamento estudantil para cursos privados em instituições educacionais de nível superior.
Confira:
- P-Fies: financiamento de até 50% da mensalidade do curso desejado, ou seja, até metade. Neste modelo, o estudante deve ter uma renda familiar mensal bruta por pessoa superior a até 3 salários mínimos, e um máximo de 5;
- Fies: financiamento de 100% da mensalidade do curso desejado. Aqui a renda familiar mensal bruta por pessoa não pode ultrapassar 3 salários mínimos.
No caso do Fies, o financiamento vem direto do Governo Federal para o estudante, enquanto no P-Fies o dinheiro vem de instituições financeiras. Isso resulta em outra diferença, os juros.
Enquanto no Fies o aluno paga o financiamento com taxa zero, no P-Fies os juros vão depender do banco contratado. Mesmo assim, os juros ainda são bem menores do que outras opções no mercado.
Como participar da seleção do FIES?
Para se inscrever no programa, além da modalidade do Fies, o aluno tem que prestar atenção em coisas como os requisitos para a inscrição, a nota de corte do curso que ele escolheu e o calendário do Fies, para não perder nenhuma data.
No geral, além da renda máxima, o aluno precisa apenas ter participado do ENEM a partir da edição de 2010 (com nota média superior a 450 e sem zerar a redação). Você pode conferir mais detalhes na legislação do programa.
Para se inscrever, o estudante tem que acessar o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior e seguir e seguir as instruções que aparecem na seção “FIES”.
Calendário
O cronograma de inscrições também é disponibilizado no Portal Único. Para visualizá-lo basta acessar este link.
Confira as datas abaixo:
- 7 a 10 de março: período de inscrições;
- 14 de março: resultado;
- 15 a 17 de março: complementação das informações da inscrição;
- 21 de março a 18 de maio: convocação da lista de espera.
Consulta da seleção FIES 2024
Após a inscrição, o estudante deve ficar de olho nas novidades do programa, incluindo as listas de chamada e espera (caso precise). Felizmente, é possível conferir todo o processo no portal da seleção Fies, na página do alunos.
Para fazer a consulta basta seguir esses passos:
- Acesse o Portal do Aluno;
Uma vez dentro, o aluno terá acesso a diversas informações sobre o programa e poderá ficar de olho na sua inscrição. Lá também são divulgados os resultados das pré-seleções.